headerimage
PDF Imprimir E-mail

General de Divisão PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA


 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 12ª Região Militar, o General de Divisão PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA exercia o cargo de Chefe de Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia.

 

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014.

 

Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu – Ceará, é filho de JOSÉ ADOLFO DE OLIVEIRA e LINDALVA NOGUEIRA DE OLIVEIRA.

 

Oriundo do Colegio Militar de Fortaleza, incorporou às fileiras do Exército em 4 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP.

 

Em 1977, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende-Rio de Janeiro, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1980.

 

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, é possuidor do curso de Operações na Selva – Categoria A e dos Estágios de Escalador Militar, de Operações Psicológicas e de Comunicação Social.

 

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras em três oportunidades, sendo em uma delas, comandante do Curso de Infantaria; comandou o 10º Batalhão de Infantaria – “Batalhão Marechal Guilherme Xavier de Souza”, em Juiz de Fora – MG; exerceu ainda, entre outras, as funções de: Oficial de Estado-Maior da 12ª RM, Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil no México; Chefe da Seção de Promoções de Oficiais; e Subdiretor de Avaliação e Promoções.

 

Como Oficial General, exerceu os cargos de Chefe de Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, Campo Grande – MS; e Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé – AM.

 

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Comendador, a Medalha Militar de Ouro, com Passador de Platina, a Medalha do Pacificador, Distintivo de Comando Dourado e a Medalha de Serviço Amazônico, com Passador de Bronze.

 

O General PAULO SÉRGIO é casado com a Sra MARIA DAS NEVES PAIVA FRANÇA DE OLIVEIRA e o casal tem três filhos: o Capitão de Infantaria DANILO; o Capitão de Infantaria RAFAEL OLIVEIRA; e LUCAS, aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 
DTI 12RM