headerimage
PDF Imprimir E-mail

Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST)



O Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) é destinado a profissionais de nível fundamental que possuam formação em uma das áreas de interesse do Exército. De caráter voluntário, pode ser realizado por brasileiros de ambos os sexos que tenham, no mínimo, dezoito e, no máximo, trinta anos de idade na data da incorporação da 1ª Fase.

O EBST compreende duas fases:

1ª FASE: Instrução Básica Militar com duração de quarenta e cinco dias para adaptação às normas e aos procedimentos da caserna;

2ª FASE: Aplicação dos conhecimentos técnicos dentro de cada área de atuação.

A duração do estágio é de doze meses, prorrogáveis sucessivamente, por períodos de doze meses, de acordo com o interesse de ambas as partes.

O tempo total de serviço (Serviço Público + EBST) não excederá 7 anos.

Para ser convocado para o Estágio Básico de Sargento Temporário, o candidato ou candidata deve apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

- diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, devidamente registrado na Secretaria de Educação da Unidade da Federação (SE/UF) onde concluiu o curso.
- diploma ou certificado, devidamente registrado na SE/UF, de conclusão do curso que o habilita a exercer o cargo de interesse da Força, para o qual candidatou-se, ou ser aprovado em teste que comprove a sua habilitação.

Para verificação das vagas existentes, locais, datas de comparecimento e outras informações, os(as) interessados(as) devem manter contato com as Seções de Serviço Militar Regionais (SSMR), nas sedes das Regiões Militares, responsáveis pela seleção e convocação.

 
DTI 12RM