Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Comandante

General de Divisão CARLOS ALBERTO MACIEL TEIXEIRA

 

CURRICULUM VITAE

Nomeado para assumir o comando da 12ª Região Militar, em Manaus, Amazonas, O Gen Teixeira, foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2016.

Nascido em 11 de dezembro de 1958, em Campos dos Goytacazes - RJ, é filho de Diógenes da Silva Teixeira e de Laurinda Maciel Teixeira.

Incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1976, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em CAMPINAS-SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Engenharia, em 11 de dezembro de 1982.

Possui os seguintes cursos militares: de formação, na Academia Militar das Agulhas Negras; de aperfeiçoamento, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; de Comando e Estado-Maior, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Altos Estudos de Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra.

Possui ainda o curso de Operações na Selva – Categoria “A”, no Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Dentre as principais comissões e funções desempenhadas destacam-se, entre outras: Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Subchefe de Logística de Estado-Maior do Exército, Diretor de Civis, Inativos e Pensionistas e Assistência Social, Prefeito Militar de Brasília, Chefe de Gabinete na Diretoria de Obras de Cooperação.

 

Foi Comandante do 1º Grupamento de Engenharia (João Pessoa – PB) e o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (Boa Vista – RR) Das condecorações que foi agraciado, destacam-se:

Medalha da Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial;

Medalha da Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial;

Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grau Comendador

Medalha da Vitória

Medalha Militar de Ouro com passador de Platina;

Medalha do Pacificador;

Medalha do Serviço Amazônico – Passador de Prata;

Medalha Mérito Santos Dumont;

Medalha Mérito Tamandaré;

Medalha Marechal Osório – O Lengedário;

Medalha das Nações Unidas – 1ª MINUSTAH;

 

O General TEIXEIRA é casado com a Sra Rozani e o casal possui um filho: Eduardo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página