Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Comandante
Início do conteúdo da página

O Comandante

General de Divisão CARLOS ALBERTO MANSUR

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 12ª Região Militar “Região Mendonça Furtado”, o General-de-Divisão Carlos Alberto MANSUR, desempenhava o cargo de Comandante da 5ª Região Militar “Região Heróis da Lapa”, sediada em CURITIBA-PR.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2017. Nascido em 18 de agosto de 1962, na cidade de PARANAGUÁ-PR, é filho de Alcaiz David Mansur e Avanil das Neves Mansur.

Incorporou às fileiras do Exército em 28 de fevereiro de 1977, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em CAMPINAS-SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, em 10 de dezembro de 1983 e classificado no 5º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em CURITIBA-PR.

Além dos cursos de formação, na Academia Militar das Agulhas Negras, de aperfeiçoamento, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado Maior e de Política Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos na Escola de Comando e Estado Maior, é possuidor dos seguintes cursos: Básico de Montanhismo; Operações na Selva; Inteligência Militar, Manutenção de Material Bélico e de Comunicação Social.

Durante sua carreira militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras; Observador Militar da ONU na Guatemala; Adjunto do Adido de Defesa, Naval, do Exército e da Aeronáutica na China, Coréia e Vietnã; Chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Infantaria de Selva; Comandante do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva; Subchefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia; Comandante da Escola de Formação Complementar de Exército e Colégio Militar de Salvador; e Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a medalha da Ordem do Mérito Militar - no grau de Grande Oficial; Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Marechal Trompowsky; Medalha Marechal Osório – o Legendário; Medalha das Nações Unidas – MINUGUA; Medalha do Serviço Amazônico – passador de prata; o Distintivo de Comando Dourado; Medalha Governador Ottomar de Souza, Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco e Ordem do Mérito Forte São Joaquim, no Grau Grã-Cruz, pelo Governo do Estado de Roraima.

O Gen Mansur é casado com a Sra Rosa Maria e o casal possui dois filhos: Yolanda e Victor Mansur.

registrado em:
Fim do conteúdo da página